Atualizar versão do weKnow
A atualização do weKnow é bem simples e garante pode ser realizada em poucos passsos. Ter o weKnow sempre atualizado, lhe garantirá maior estabilidade e acesso aos novos recursos weKnow.
Requisitos#
- A atualização do weKnow deverá ser efetuada em ação manual por um usuário administrador do weKnow da instituição.
- Na máquina servidor weKnow, deverá estar logado no sistema operacional como usuário com papel administrador do windows.
Antes de iniciar o processo de atualização, certifique com sua equipe de infraestrutura, se os links para recebimento de arquivos de atualização estão de acordo com o documento de pré-requisitos mais atual, conforme descrito em seu tópico: Configuração de Firewall.
- Verificação da liberação de links para recebimento de arquivos;
- Acionamento de atualização via weKnow Server Updater;
Recomenda-se a operação de atualização do weKnow em horário comercial 08:00-12:00 e 13:30-18:00 (Dias úteis) , para contar com toda a possibilidade de equipes internas weKnow em atividade.
Atualização weKnow Server#
Após liberados os links necessários para validação de licença e arquivos de atualização, na máquina onde está instalado o weKnow Server, acesse o diretório onde foi instalada a aplicação weKnow Server;
Neste diretório Server, acesse a aplicação weKnow Server Updater
Para verificar se existem novas atualizações disponíveis, clique em Verificar;
Ao encerrar a verificação, se houverem atualizações disponíveis, clique no botão Atualizar;

- Finalizado o processo de atualização do server, será exibida tela com as descrições das melhorias e novas funcionalidades desta versão;

- Analise possíveis situações que podem atender sua instituição e necessidades planejadas;
Verificação dos serviços#
Para retomada das atividades, verifique se os serviços relacionados ao weKnow estão "EM EXECUÇÃO" em meio aos serviços windows na máquina server do weKnow:
- ApacheforweKnow;
- weKnow - Gerenciador de Tarefas;
- weKnow - MonetDB;
- weKnow - Servidor;
Caso algum destes serviçoes não esteja "em execução", clique com o botão direito do mouse sobre o serviço parado, e force sua mudança para: Em execução;

- Automaticamente com a conclusão da atualização do weKnow Server, sua versão Browser e Gerenciador de Tarefas também estarão atualizados;
Atualização do weKnow Client#
- Ao inicializar o weKnow client, o sistema indicará que a versão está incompatível com o weKnow server, e que a versão precisa ser compatibilizada;
- Confirme em Atualizar versão, para que a versão do client fique de acordo com a versão do servidor;

Os mesmos links de arquivos de instalação citados no item 1 desta documentação precisarão estar liberados para atualização nestas máquinas em específico;
Problemas durante a atualização#
- Durante o processo de atualização do weKnow, em caso de erro no processo, ele manterá a versão oficial do cliente sem erros;
Sistema PARADO#
- Uma vez atualizada a versão, caso a mesma contenha erros que impeçam a operação do weKnow(Sistema PARADO) imediatamente contate-nos e recolocaremos a versão estável imediatamente;
Por conta disto, enfatizamos a importância de atualização em horário comercial das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00 de segunda a sexta, para contar com toda o suporte fornecido pelas equipes internas da weKnow.
Sistema OPERANDO, com erros#
- Caso sistema esteja operando após a atualização, mas alguma funcionalidade precise de ajuste por conta de Erro/Bug pontual ou indicação de melhoria, nossas equipes também ajudarão, porém em atividades programadas de acordo com priorização do problema ou assunto relatado;
Restauração de versões anteriores#
A Equipe weKnow não recomenda a clientes a operação de restore da base/repositório weKnow PostgreSQL de versões anteriorese que o cliente não tenha total ciência de seu conteúdo completo do arquivo restore, com a possibilidade de perder conteudos que seus profissionais (cliente) tenham desenvolvido e não estejam contemplados no conteúdo do arquivo a ser restaurado;
Caso necessária operação de restore de base/repositório ou conteúdo de versões anteriores, entre em contato com a equipe de suporte weKnow para direcionamento de melhor solução, e planejamento e devido encaminhamento à equipe de Consultoria;
Tendo em vista que as atualizações quando de fato concretizadas, geram novas funcionalidades, o weKnow não conta com um "DownGrade" após atualização com sucesso e uso, pois isto poderia gerar erros:
Exemplo#
- Atualizada versão, utilizada uma nova funcionalidade. Se fosse possível voltar à uma versão antiga ("downgrade") muitas inconsistências poderiam surgir por coisas cadastradas de algo não compatível à versão retornada;
- Caso atualizado, sem erros, e ainda assim queiram fazer restore do conteudo postgres anterior;
Extra#
Avisos sobre novas versões do weKnow#
Para configurar o recebimento automático dos avisos sobre as novas atualizações do weKnow Server, realiza a seguinte configuração.
- Acesse o weKnow Server, através do atalho padrão ou do ícone próximo ao relógio;
- Clique sobre o botão Configurações, que se encontra na parte inferior da janela que foi aberta;
- Ja janela atual, clique sobre a opção SMTP;
- E depois em Notificação de atualizações;
Conferindo as seguintes informações
- SMTP - Defina os dados de envio do remetente que enviará este aviso de nova versão;
- Notificação de atualizações - Informe os e-mails destinatários que receberão este aviso de nova versão;
Caso mais do que um, faça-os separados por ponto e vírgula;

Verificação de atualizações do weKnow#
No Diretório padrão do Gerenciador de Tarefas:
- Acesse o weKnow Task Manager Starter;
- E acione a opção Verificação de novas atualizações disponíveis;

Após configurado, semanalmente será realizada uma verificação de novas atualizações.
Caso identificada existência de nova versão a disposição para atualização, enquanto o administrador weKnow da instituição não atualizar a ferramenta, diariamente este lembrete será enviado por e-mail. Exemplo de e-mail encaminhado, avisando sobre nova versão disponível para atualização.

A atualização do weKnow deverá ser efetuada em ação manual por um usuário administrador do weKnow da instituição.
- Ao receber e-mail de aviso de novas versões, acesse o Diretório padrão Server, acesse o weKnow Server Updater e realize a atualização conforme documentação.